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Lojas veterinárias: como crescer na era digital

Confira cinco dicas que, sem dúvida alguma, podem ajudar sua lojas veterinária a crescer na era digital. Assim, os desafios ficam para trás!

Você pertence ao ramo das lojas veterinárias e pretende ascender na era digital? Pois bem, a internet é um campo de possibilidades e, ao mesmo tempo, de desafios para o empreendedor. Saber se posicionar no ambiente digital não é uma tarefa fácil, mas essencial para quem deseja o sucesso.

É por isso que, ao longo deste texto, nós, da Contabiliza + Assessoria Contábil, vamos dar algumas dicas para ajudar no crescimento de sua loja veterinária nesse contexto. São ações importantes que, em diferentes prazos, podem trazer grandes resultados. Vamos lá?!

Como lojas veterinárias podem crescer na era digital

A era digital não é mais uma novidade, mas a cada dia novos avanços surgem ao seu redor. Hoje em dia, é muito difícil, para qualquer negócio, ficar distante da internet; e é claro que isso também vale para as lojas veterinárias.

Com uma presença marcante ou mais tímida, empresas do ramo veterinário precisam estar no ambiente digital. Cabe, então, aos gestores pensar nas estratégias de marketing para seus negócios.

Criação de um website

Talvez o primeiro passo para que uma loja veterinária marque o seu lugar no ambiente digital seja criar um website. Afinal, bem como as lojas físicas, eles possuem endereço e uma estrutura voltada ao cliente.

Essa estrutura, aliás, merece atenção. Não basta ao gestor criar um site e não se preocupar com o seu conteúdo.

Pelo contrário, o site deve oferecer uma agradável experiência de navegação ao usuário buscando suas emoções e com intuito de transformá-los em clientes; contar com um bom e atual layout, atento às demandas recentes; possuir domínio próprio e URLs amigáveis (ou seja, que os buscadores compreendem com facilidade); ter a identidade visual da marca; assim como contar com as informações que vão direcionar o visitante.

Além disso, um bom site para uma loja veterinária deve ser responsivo. Ou seja, precisa se adaptar a diferentes telas, como de notebooks, desktops, smartphones e tablets. Desse modo, você consegue chegar a diferentes usuários, usando diferentes dispositivos.

Produção de conteúdo em blog

O site de sua loja veterinária vai ficar muito mais interessante se acaso contar com um blog. Ou seja, estamos falando de conteúdos periódicos sobre temas que têm relação com o seu negócio.

Não é segredo para ninguém, nos dias de hoje, que o marketing de conteúdo ajuda as empresas a alcançarem seus públicos. O blog, portanto, acaba sendo um caminho muito fértil para isso, já que, para além de vender produtos ou serviços, entrega informação útil às pessoas.

Pense, portanto, no seu público-alvo ideal. Desse modo, produza conteúdos que vão de encontro a ele. Conte com as regras de Search Engine Optimization (SEO) para otimizar os seus textos e, assim, os mecanismos de busca vão encontrá-los mais facilmente.

Imagine que uma pessoa esteja preocupada com a saúde do seu cãozinho e decida pesquisar, no Google, sobre sintomas da leishmaniose. Se acaso o blog da sua loja veterinária possui um bom texto sobre o assunto, com as regras que citamos, ele vai ser um dos primeiros a aparecer para essa pessoa.

Dessa maneira, ela visita o seu blog, conhece a sua marca e fica a alguns passos de se tornar uma cliente. Interessante, não é mesmo?

Para crescer na era digital, invista nas redes sociais de sua loja veterinária

Você já parou para pensar que, nos dias atuais, todo mundo está nas redes sociais? Quer seja no Facebook, quer seja no Instagram, quer seja no Twitter, quer seja no LinkedIn, é difícil não encontrarmos algum conhecido no ambiente digital.

Isso vale, inclusive, para as marcas. Cada vez mais, empresas de grande, médio e pequeno porte estão intensificando suas presenças nos meios digitais, por diferentes motivos: desde a busca por novos clientes à tentativa de posicionar suas marcas diante do público.

Afinal, com a internet em expansão, o perfil dos consumidores vêm mudando, o que indica a necessidade de as empresas também mudarem suas abordagens.

Desse modo, crie perfis sociais para a sua loja veterinária. Procure saber quais são as melhores para o seu negócio e marque presença lá. Não precisa ser em todas, mas pelo menos nas principais.

No entanto, não ache que basta ter uma conta. De nada vale tê-la se acaso você não souber alimentá-la do melhor modo.

O melhor caminho, portanto, é contar com um profissional de social media para o planejamento, a execução e a análise de ações e resultados. Esse profissional vai fazer cronogramas de publicações, como também vai colocá-las em prática e criar relatórios para verificar se os resultados estão surgindo.

Trata-se de um trabalho que demanda a presença de alguém que entenda do assunto. Sendo assim, não se arrisque, porque o nome de sua loja veterinária está em jogo.

Trabalhe bem o marketing digital

Felizmente, o marketing digital oferece uma ampla variedade de possibilidades para quem deseja turbinar o seu negócio. Desse modo, há uma estratégia que se encaixa melhor para todo tipo de empresa.

A partir do momento que você conhece bem o seu público-alvo (tendo em mente sua faixa etária, sexo e gênero, formação educacional, poder aquisitivo, classe social, localização e hábitos de consumo), fica muito mais fácil direcionar as ações de marketing a ele.

Os anúncios da sua loja veterinária podem estar, por exemplo, nas redes sociais, e em sites (por meio do Google ADS). Ainda é possível realizar parcerias e produzir conteúdos multimídia (como podcasts).

Mais uma vez, a presença de um profissional da comunicação e do marketing pode encontrar os melhores caminhos para o seu negócio. Contar com um especialista, então, é a opção mais segura para quem deseja crescer na era digital.

Prepare a sua equipe

Contar com uma equipe com preparo é fundamental na era digital. A internet é diversa e cada nicho possui uma linguagem específica; desse modo, não basta estar ali, mas saber como se comunicar.

Isso quer dizer que os funcionários da sua loja veterinária precisam de treinamentos para que possam lidar, da melhor forma, no ambiente digital. Isso vai desde responder comentários nas redes sociais até a publicação de textos no site.

Lembre-se de que, do mesmo modo que é importante prezar pelo bom atendimento em uma loja física, é importante prezar pelo bom atendimento na internet. Mais uma vez, a sua marca está em jogo.

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